sexta-feira, 26 de maio de 2017

Ex-governadores são presos acusados de corrupção

A política de Brasília entrou de vez no turbilhão instalado no país em função de envolvimento de agentes públicos com a corrupção. Nesta terça-feira (23), os ex-governadores Arruda e Agnelo, e ainda o ex-vice governador Filipelli, foram presos em função de suspeita de superfaturamento nas obras do estádio Mané Garrincha.

É lamentável que personalidades que governaram o DF sejam personagens desta situação. Isto mostra o grau de deterioração de certas práticas políticas que se tornaram corriqueiras em todo o país.
O Sindicato dos Bancários de Brasília sempre esteve atento às práticas de qualquer governo do DF, visto que a atuação deste é fundamental para os rumos do BRB. Durante o governo de Arruda, juntamente com os funcionários, lutamos pela preservação do BRB público e do DF, em um momento em que Arruda tentou vender o banco. O Sindicato foi fundamental também para desnudar desmandos do governo Arruda que resultaram em prejuízo de mais de R$ 130 milhões ao BRB, como na operação FCVS.
No governo Agnelo, em que pesem os avanços conseguidos, especialmente com a implantação do PCCR em julho de 2012 no banco, que solucionou a questão da 7ª e 8ª hora de forma positiva, também estivemos na linha de frente denunciando tentativas de utilização política do BRB, especialmente quando da nomeação de Abdon Henrique, tesoureiro de Agnelo, para a presidência da instituição, o que não ocorreu em função da firme disposição do Sindicato e dos funcionários em não aceitar isso. O Sindicato também questionou de forma contundente a gestão equivocada de Paulo Evangelista como presidente do BRB, cujas ações foram, no mínimo, desastradas.
Ainda relacionados a esses governos, cujos titulares foram presos na operação da Polícia Federal do dia 23, o Sindicato dos Bancários esteve na luta em favor da apuração rigorosa da operação Caixa de Pandora, que desnudou um forte esquema de corrupção no governo Arruda. Também criticamos de forma contundente a megalômana obra do estádio Mané Garrincha, iniciada no governo Arruda, continuada no governo tampão de Rogério Rosso e levada a cabo pelo governo Agnelo, obra esta pivô da prisão dos ex-governadores.
Atentos à defesa do BRB como norte prioritário de nossa atuação, o Sindicato, sempre apoiado pela ação firme dos funcionários, continua na luta contra qualquer tentativa de utilização do banco, o que infelizmente ainda ocorre no atual governo, de Rollemberg, que já tomou iniciativas que, se materializadas, seriam danosas ao banco, como a tentativa de venda de parte do BRB, da utilização do banco como reserva de valor para assegurar parcerias privadas do governo, bem como a tentativa por parte de alguns parlamentares de retirar a exclusividade do banco em ter as contas dos servidores do GDF.
Sempre em consonância com os funcionários, o Sindicato, e também a Fetec-CUT/CN, está e estará à frente da defesa deste patrimônio da sociedade do DF. Quanto às denúncias que levaram à prisão os ex-governadores, o Sindicato cobra que todas sejam apuradas, e, em se provando sua culpa, que paguem exemplarmente pelos seus crimes.
Sindicato dos Bancários de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário