quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ECONOMIA: Lava Jato paralisa o setor e PIB deve encolher 2,5%, diz consultoria

Entidades sindicais, dos movimentos sociais e especialistas têm defendido a severa apuração e punição dos envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras, mas apontado que as investigações devem punir os corruptos não as empresas e gerar desemprego, como vem ocorrendo em alguns setores.


Fisenge
  

De acordo com levantamento feito pela Consultoria Tendências, a Lava Jato reduzirá em 2,5% o Produto Interno este ano, ou seja, se a Lava Jato punisse os culpados, mas não paralizasse a economia, a recessão no país seria quase três vezes menor que a atual.

Segundo a economista Alessandra Ribeiro, "a Lava Jato paralisou setores que têm um peso grande nos investimentos totais da economia". Para a consultoria GO Associados, os impactos direitos e indiretos da operação estão na casa dos R$ 142,6 bilhões em 2015.

O levantamento da Tendência afirma ainda que, em função da Lava Jato, construtoras como a Odebrecht e a Camargo Correa, revisaram seus planos de investimentos, além da própria Petrobras, que reduziu em mais de 30% o volume de investimentos previstos até 2019.

A estimativa é de uma retração na economia brasileira de 3,2% em 2015. No entanto, segundo os economistas, o número deve ser revisado para uma queda ainda mais brusca em função dos resultados do PIB do terceiro trimestre.

Ainda de acordo com a consultoria, os investimentos de todas as empresas envolvidas na Lava Jato chegam a quase 5% do PIB. 

Para a GO Associados, as investigações ajudam na melhoria institucional, mas “uma caça às bruxas em estilo medieval não interessaria a ninguém”. E completa: “Precisamos discernir entre indivíduos que cometeram falhas e as empresas, que são grandes geradoras de emprego e devem ter sua capacidade de investimento preservadas". 



Do Portal Vermelho, com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário