segunda-feira, 14 de setembro de 2015

REGIONAL NORDESTE DO MCTI TEM NOVO COORDENADOR

PosseBertottiMCTI1
Adicionar legenda
“A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são elementos chave para impulsionar o desenvolvimento nacional, com base no conhecimento produzido, pautado pelas demandas de nossa sociedade”, afirmou o professor José Antônio Bertotti Júnior na sua posse como coordenador geral da Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste, realizada na última sexta-feira (11), na sede da ReNE-MCTI, na Cidade Universitária, em Recife.
A deputada Luciana Santos prestigiou a cerimônia e ressaltou o papel da política de CT&I para que as mudanças na matriz econômica que aconteceram no Nordeste sejam de fato um projeto de desenvolvimento regional. “Aqui em Pernambuco temos um sistema de ciência e tecnologia forte, isso contribuiu com o crescimento do papel do estado em setores estratégicos”, salientou.
Luciana explicou que conhece de perto os desafios que serão enfrentados pelo novo coordenador, e que são comuns aos gestores e incentivadores do desenvolvimento do setor no país, ilustrando que atua nessa área desde seu mandato como deputada estadual, tendo, inclusive, experiência como gestora, do período que foi secretária de C&T de Pernambuco. Apesar de ter consciência que os desafios que se apresentam são muitos, a deputada disse que é possível destacar avanços, como, por exemplo, a aprovação do Novo Código de Ciência, Tecnologia e Inovação e a aprovação da PEC da Inovação.
Para Bertotti o Brasil necessita de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que tenha como objetivo estratégico o estímulo aos empreendimentos instalados no território brasileiro, incentivando a produção de bens com maior valor agregado e com conteúdo inovador, que atendam as demandas de nossa população.
Em seu discurso o novo coordenador ressaltou que a principal missão da RENE é a articulação e coordenação das ações do MCT&I. “A produção científica requer dedicação, estudo e talento individual, mas está sobretudo ancorada na produção coletiva do conhecimento, esse sem dúvida é um ambiente muito favorável para enfrentar os grandes desafios que ainda devemos superar para elevar o atual patamar de desenvolvimento social e econômico do Brasil”.
Autoridades prestigiaram o evento
O secretário executivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eronildo Braga Bezerra, esteve no evento representando o ministro Aldo Rebelo. A secretária estadual de CT&I, Lúcia Melo, representou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Ainda presente o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira.
Entre os presentes, Padre Pedro Rubens e Aline Grego, Reitor e Pró-Reitora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); o professor Sílvio de Barros Marques, Vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e o professor Pedro Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE).
Representando a UPE também participaram da solenidade, o diretor da Escola Politécnica, professor José Roberto Cavalcanti; o Assessor de Relações Internacionais, professor José Guido Corrêa de Araújo, e o coordenador de Pós-Graduação, professor Carmelo Bastos.
De Brasília
Ana Cristina Santos
Com Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário