quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NOVA CRUZ-RN COMEMORA O DIA NACIONAL DO IDOSO, HOJE, 01!!!

 Secretária da SMAS, Márcia Valéria abrindo as comemorações

 O amor também existe na 3ª Idade!
 Dezenas de idosos novacruzenses prestigiam o evento


 Sebastião - CMI, falando para os idosos
 Equipe da SMAS com os nossos queridos Idosos do CCI
 Márcia Valéria (SMAS), entre seus técnicos
 Equipe maravilhosa! Da esquerda para direita: Ivone (CRAS - Frei Damião; Tião (CCI); Nina (CCI); Márcia Valéria (SMAS); Eduardo (Imprensa); Iris Santos (SMAS) e Selena (SMAS).
 Eduardo Vasconcelos entre os amigos, Lucas e Murilo
 Que tal uma soneca?
 Uma partidinha de sinuca
 Atividades na piscina, que maravilha!

 Hora do lanche


 Eita rede boa!



 Lucas D'vino alegrando com seus cantos nossos idosos
 Várias atividades

Hoje, 01 é comemorado o Dia Nacional do Idoso!  E a Prefeitura de Nova Cruz, através do CCI - Centro de Referência do Idoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS está promovendo um grande encontro com os idosos no Sítio Catolé com brincadeiras, musicas, jogos, natação, forró e um almoço de confraternização entre eles. Um dia ESPECIAL!

Esteve presente hoje na Abertura do Evento a Secretária de Assistência Social, Márcia Valéria, que também estava representando o prefeito, CID ARRUDA que se encontrava em Natal; Sebastião (Tião), presidente do Conselho Municipal do Idoso - CMI; Nina, coordenadora do CCI, Ivone, coordenadora do CRAS - Frei Damião; Iris Santos - SMAS, entre técnicos e funcionários/as (Murilo, Lucas, Selena, Lúcia, Edilma).

Um momento de descontração e alegria!

Um pouco da história!

"No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos."

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário