quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Tijolaço - 3 de setembro de 2014 | 20:37 Autor: Fernando Brito

O Ibope certamente gostaria, mas os números não deram para “chegar lá”: colocar Marina Silva à frente de Dilma Rousseff no primeiro turno.

No segundo, há alguma verossimilhança , porque resta um resíduo numérico de Aécio – muito mais do que real, pois sua candidatura desmilinguiu-se – ao qual atribuir atransferência dos votos a Marina da segunda etapa.
Fernando Brito
 

Logo veremos que não é assim, nem será assim.

O dado mais importante, para mim, é que nem o Ibope – e antes o Datafolha – conseguiram registrar uma erosão na base de apoio de Dilma Rousseff.

Todos os seus indicadores: avaliação de governo e taxa de rejeição melhoraram.

O fator que levou a isso não está esgotado, ao contrário: os programas de televisão.

Ela continua tendo um patamar mais que sólido para não apenas ir ao segundo turno como para vencê-lo.

Porque, se não acendeu um sinal amarelo (diria até laranja) em sua campanha é que estão “papando mosca”.

Marina começa a adquirir a característica de candidata de uma seita.

O de uma candidata confessional.

O que não agrada nem mesmo a uma expressiva parcela do eleitorado evangélico, que dirá os católicos, os de cultos afro-brasileiros e os que, com qualquer religião ou sem ela, entendem o Estado como patrimônio de toda a comunidade.

Os efeitos da demonstração de poder de Silas Malafaia ultrapassam em muito a desilusão da comunidade LGBT com sua ex-deusa.

Serviram de alerta sobre a capacidade de certos líderes polêmicos e agressivos de dominar e dirigir a neocandidata do PSB, que está completamente inerte quanto a isso. De um lado, por oportunismo eleitoral; de outro, porque não vê como se livrar da lama do jatinho que, mesmo ainda não tendo caído na “boca do povo” já os colocou em enormes dificuldades nos círculos políticos.

Mas é no povão que este desgaste bate pesado.
Aqui no Rio, já é possível ouvir a irreverência carioca fazendo galhofa da exibição de força de Malafaia e da rápida submissão de Marina às suas exigências: de domingo para cá já ouvi que a reforma tributária abolirá os impostos e instituirá o dízimo e que o “Mais Médicos” vai virar o “Mais Pastores”…

Isso é um desserviço não apenas à democracia, mas também aos próprios evangélicos, que devem ser respeitados em sua fé e suas práticas.

O fato concreto é que a “onda Marina” chegou à praia e, embora ainda tenha avançado, vai se dissolvendo em espuma.

Ainda falta um mês para as eleições.

O cenário é, ainda, extremamente perigoso.

Mas o turbilhão, ao que parece, vai minguar.

E, atenção: se a direita orgânica – a mídia à frente dela – se convencer que  Marina não pode dar-lhe o que quer, que é  a derrota de Lula e Dilma –  pode decidir “executar” Marina Silva antes do pleito.
E tentar remontar os cacos do PSDB.

Mas, lembrem-se todos: analisar eleição com base em dados de Ibope e Datafolha é trabalhar com uma espécie de “advogado do diabo” numérica.

Outras pesquisas mostram que a “onda” é bem menor.

Algo me diz que é por isso que Lula, velho marinheiro, em meio ao nevoeiro, leva o barco devagar.




Do Blog ContrapontoPIG.  
Fonte: Saraiva 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário