quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESTADO DE SAÚDE DE ARIANO SUASSUNA SE AGRAVA

Estado de saúde de Ariano Suassuna se agrava Julio Cavalheiro/Agencia RBS
Suassuna sofreu AVC hemorrágico, passou por cirurgia e está em coma na UTI
Foto: Julio Cavalheiro / Agencia RBS

O escritor Ariano Suassuna segue internado na UTI do Real Hospital Português, em Recife (PE), após sofrer um AVC na noite da última segunda-feira. De acordo com boletim médico divulgado às 20h desta terça-feira, Suassuna está em coma e respira com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada. 


Suassuna já esteve internado no mesmo hospital no ano passado. Em 21 de agosto, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um cateterismo. Após ficar seis dias internado, o dramaturgo teve alta, mas voltou à UTI do hospital dois dias depois, no dia 29, vítima de um aneurisma cerebral. Submetido a uma arteriografia cerebral, ele recebeu alta no dia 4 de setembro. 

O escritor

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. Ele é o sexto ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo acadêmico Marcos Vinicios Vilaça. 

Entre suas obras, destacam-se a peça Auto da Compadecida (1955), que o projetou no cenário nacional e já foi adaptada para a televisão e o cinema, e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), que também foi adaptado para TV, na microssérie A Pedra do Reino (2007), da TV Globo.

Suassuna fundou, em 1959, o Teatro Popular do Nordeste, e foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, em 1967. O paraibano também foi Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no governo de Miguel Arraes (1994-1998), e da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, durante o mandato do atual candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, cargo que deixou em abril deste ano.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário