quinta-feira, 26 de junho de 2014

COLUNA DO BARBOSA: Índice de rejeição de Henrique empata com a votação de Robinson na estimulada

Analisando a pesquisa Seta divulgada hoje pelo portal Nominuto.com observa-se um cenário curioso. Sem a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não vai concorrer a reeleição, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), entre os candidatos postos a governador é o mais rejeitado. Alcança  20,3% de rejeição. O detalhe é que o seu principal opositor e que figura em segundo lugar na avaliação, Robinson Faria (PSD), tem quase o mesmo percentual de indicação de voto, ou seja, 20,2%, quando a pergunta é estimulada. De onde se conclui que Henrique Alves pode ser considerado adversário dele mesmo.
Outra observação a ser feita é que no cenário sem a governadora Rosalba Ciarlini, com relação a intenção de voto, o quadro praticamente fica inalterado. Senão vejamos: quando a pergunta é estimulada e conta com Rosalba figurando como candidata a releição os números são os seguintes: O deputado Henrique  Alves tem 28,6% das intenções de voto. Robinson Faria (PSD) surge com 18,8% das preferências e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apresenta 6,7% das citações. Já sem Rosalba o quadro fica assim: Henrique Alves aparece com 30,3% das intenções de voto e Robinson Faria com 20,2%, uma diferença de quase dez pontos percentuais. Neste caso parece que as intenções de voto se dividem entre Henrique e Robinson, com o segundo levando a vantagem de ter menos rejeição.
Pela pesquisa espontânea (sem a apresentação de uma tabela com os candidatos), os números são surpreendentes: Henrique Alves aparece com 9,7% das intenções de voto e Robinson Faria com 8,8%. ou seja, um empate técnico, de onde se conclui que a eleição para governador do Rio Grande do Norte está longe de se ter um prognóstico.
Quanto ao cenário para o Senado, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) lidera uma disputa acirrada. Ela tem 28,7% das intenções de voto contra 27,6% das preferências na deputada federal Fátima Bezerra (PT). Segundo o Instituto Seta, as duas estão em empate técnico e a diferença é de apenas um ponto percentual na pesquisa estimulada.
Observa-se aí claramente que o candidato Henrique Alves, embora esteja liderando a pesquisa para governador, não consegue transferir votos para a sua candidata ao Senado, Wilma de Faria. Na pesquisa espontânea, Wilma de Faria obteve 10% das intenções de voto; Fátima Bezerra apareceu com 8,4% das preferências.
Acesse o blogdobarbosa http://blogdobarbosa.jor.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário