terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

RECONSTRUTORES DA UMES-NATAL E APES REUNIRAM-SE NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 31 EM NATAL


 Um grupo que tem muita história para contar




 Um momento único
 Poeta e compositor dedicou uma linda música aos velhos tempos

Um momento descontraído

Um fato inédito! Ex lideranças estudantis das décadas de 80 e 90 reuniram-se na última sexta-feria, 31 no tradicional "Bar do Coelho", localizado na Cidade Alta - Natal/RN para um bate papo formal, cuja pauta era uma retrospectiva do Movimento Estudantil na época que todos estudavam o secundário e comparando aos movimentos de hoje.

O momento foi muito gratificante, reencontramos vários amigos e amigas que  a muito tempo não víamos! Inciando o encontro em uma grande roda, onde cada um relatou um pouco de sua história, das dificuldades e das conquistas!  Conquistas essas que hoje milhares de estudantes secundaristas e universitários, como também os estudantes de cursinhos e ensino profissionalizante são beneficiados, como a conquista do Passe Estudantil (Natal), Meia Entrada (1993), Lei do Grêmios Livres (1983), da Meia Passagem Intermunicipal (2000/03), Eleições Diretas Para Diretores (1999/2000), entre outras.

Hoje várias entidades foram criadas, mas para a maioria dos atuais estudantes existe um imobilismo por parte das maioria destas entidades para dá sequência nas lutas da conjuntura atual, muitos concordam no sentido de afirmar que as entidades em sua maioria só aparecem nas escolas em época das emissões das identidades estudantis e depois somem!

Reconhecemos que as entidades nacionais UBES e UNE travam um luta diária em defesa dos estudantes, culminando com as recentes conquistas de mais verbas para a educação através do Pré Sal e 10% do Produto Interno Bruto - PIB, Estatuto da Juventude, mas é preciso que as entidades estaduais e municipais se organizem de forma consciente e fortaleçam as lutas da UBES e UNE, só assim a estudantada conquistará mais e mais!

O grupo decidiu que vão se reunir nas últimas sextas-feiras de cada mês e que fortalecerão a conclusão do livro que está sendo escrito por ROGÉRIO MARQUES (1º presidente da UMES, após a reconstrução), dando depoimentos, fotos, materiais de jornais, etc).

Participaram dessa primeira reunião dezenas de companheiros/as, como Rogério Marques Ex presidente da UMES-Natal - 1886, Walter Junior - 1988/2000, MOACIR SOARES - UNESO-CURRAIS NOVOS, Jorge, José Henrique - Diretor da UBES - 1988/2000, Eduardo Vasconcelos - UMES/APES - Grêmio da E. E. Wiston Churchill - 1987/2000, João M. França, João Oliveira, Fraga, entre outros grandes companheiros/as, que contribuíram e muito para a reabertura da luta estudantil.

Esse encontro serviu para registrar e documentar um momento tão importante e histórico para a atual estudantada, que sem dúvida nenhuma saberá reconhecer a linha da organização e defesa dos interesses dos estudantes potiguares.

Na próxima reunião prevista para dia 28 de fevereiro, ás 17 horas no Bar do Coelho haverá muito mais companheiros/as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário