sábado, 25 de janeiro de 2014

NOVA CRUZ-RN: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO REUNIU-SE COM OS PAIS DE ALUNOS DAS COMUNIDADES DE LAGOA DA AMATA, LAGOA VERDE E RELÂMPAGO, UM PROCESSO DEMOCRÁTICO!

 Secretária Valéria Arruda Câmara debatendo com os pais dos alunos das comunidades de Lagoa da Mata, Relâmpago e Lagoa Verde
 Pais, professores, funcionários e alunos atentos ao pronunciamento da secretária









 Secretária Valéria Arruda Câmara tirando todas as dúvidas dos pais e funcionários


 Inicio das aulas na comunidade de Lagoa Verde, agregando os alunos das comunidades de Relâmpago e Lagoa da Mata
 Coordenador Pedagógico da SME, Miguel Rosa Filho recepcionou os alunos e aproveitou para fazer as entregas dos kits escolares
 Miguel Rosa entregando bolsas ao educadores

 Alunos recebendo seus kits escolares


 Professora iniciando sua primeira aula
 Transporte Escolar a disposição dos alunos
Momento de lazer 

No último dia 14/01 a Secretária de Educação de Nova Cruz, Valéria Maria Vieira Arruda Câmara, acompanhada de membros da Equipe Pedagógica reuniu-se com os alunos, pais, professores e funcionários das comunidades de Relâmpago, Lagoa da Mata e Lagoa Verde, a fim de dar os devidos esclarecimentos, sobre o atendimento à demanda de vagas nas escolas da rede pública municipal daquelas comunidades. A reunião teve também o propósito de ouvir à comunidade, democratizar e unir forças para o melhor a qualidade do ensino que será ofertado pelo Município aos educandos das referidas comunidades que passariam a estudar na escola de Lagoa Verde, por ser a unidade escolar que tem mais espaço e alunos nas séries regulamentares, ou seja, sem a organização multi-seriada, como fora até o ano letivo de 2013.
Após várias horas de debate os pais aprovaram, por maioria, a transferência dos alunos do Relâmpago e Lagoa da Mata para a Escola São Judas Tadeu na Comunidade de Lagoa Verde. Convém esclarecer que, poucos alunos foram matriculados nas referidas escolas, inviabilizando a formação de turmas normais, não sendo possível nem a formação de turmas seriadas sequenciais.

Portanto, para manter a oferta de ensino nas referidas escolas todos teriam que estudar juntos, como na gestão passada, ou seja, os alunos do 1º a 5º anos estudavam todos juntos, na mesma sala, no mesmo horário, dificultando, assim, seu aprendizado.  A secretária garantiu que ambas as escolas (do Relâmpago e de Lagoa da Mata) não serão fechadas, pois a SME fará uma parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social, levando projetos e programas às comunidades, a serem desenvolvidos nos espaços das referidas escolas.  Ao final todos agradeceram a Secretária pela preocupação e iniciativa.


Dia 22/01, no retorno das aulas, a equipe pedagógico esteve na escola de Lagoa Verde para recepcionar os alunos: conversaram com os pais, professores e aproveitaram para entregar o kit de material escolar (lápis, borracha, coleção, caderno, etc). Para complementar o apoio aos educandos, na próxima semana será entregue o fardamento. 

Em depoimentos colhidos pela assessoria de imprensa da prefeitura, como se pode verificar, pais e professores foram unanimes em reafirmar que a mudança proposta foi bastante positiva, dando nota 10 pela ação da SME. Esses primeiros meses serão de avaliação.  A SME irá fazer reformas na escola de Lagoa Verde para melhorá-la mais ainda, deixando-a mais confortável. 

De acordo com o levantamento feito pela Assessoria de Comunicação, na Escola do Relâmpago matricularam-se apenas 21 alunos e 18 na de Lagoa da Mata. A SME garantiu o transporte para apanhar os alunos do Relâmpago e Lagoa da Mata ao mesmo tempo deixando-os em suas residências. O turno escolhido pelos pais foi o vespertino, ou seja os pais opinaram em tudo, fazendo da reunião um verdadeiro debate democrático.  No Programa Nação Nova Cruz de amanhã, 26, levado ao ar pela Rádio Agreste FM - 107.5 ao MEIO DIA terá este assunto como um dos temas a serem abordados, inclusive colocará alguns depoimentos de professores e pais elogiando a ação da SME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário