segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FINAL DA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES! REFORMA URBANA JÁ!

 Parte da Bancada Estadual do Rio Grande do Norte
 MPB no "lanche"
 Nossos/as guerreiros/as potiguares
 Amigas do ACRE
 Nossos amigos do Maranhão
 Nossa linda e competente coordenadora, Ivani MATIAS
 Nossa linda amiga Larissa, delegada e que compõe a coordenação estadual do RN
 Larissa e Ivani Marias
 A força dos cadeirante, lutando por respeito, dignidade e políticas voltadas para a acessibilidade
 Bancada do RN
 Eduardo Vasconcelos e o amigo, secretário de finanças da Prefeitura de Itaú
 Amiga, Rissa da Organização Nacional ao lado do Eduardo

 Almoço da confraternização; Marcos - Carnaúba dos Dantas, Vereadora Denise - Caxias do Sul - RJ, Vereador George Câmara - Natal e amigo natalense
 Eduardo Vasconcelos: Defende uma maior fiscalização por parte dos conselhos municipais nos recursos vindos para os municípios e mais políticas publicas para moradia, saneamento e acessilidade


 Coordenadora Estadual da Bancada do RN, Ivaní Matias, contribuindo para os avanços
 Grupo 5 em discussões - Participação Popular e Controle Social

 Eduardo com a amiga, Lilian - BA

Ontem terminou a 5ª Conferência Nacional das Cidades, discussões em grupos e Plenária Final.

Uma boa parte dos delegados do Rio Grande do Norte participaram do Grupo 5 - Prioridades para o Ministérios das Cidades - " Tema: Participação Popular e Controle social/Conselho. " - Foram: Eduardo Vasconcelos (Nova Cruz), Valdo almeida (Santa Cruz), Ivani Matias-coordenador da bancada do RN, Halysson Paiva (Riacho da Cruz) e Dalva Vieira (Viçosa/RN).  Várias propostas foram aprovadas, ou seja as 10 propostas colhidas das estaduais foram inseridas em cinco propostas e todas foram aprovadas pelo grupo em seguida foram para a Plenária Final, sendo aprovadas!

Fizeram partem da mesa do Grupo 5: Carolina (Brasilia), coordenadora Geral; Marta (Brasília), encaminhadora; Maristela (Brasilia) auxiliar; Jolenil Martins (Mato Grosso) e Dione Pomanzini (Santa Catarina), relatora.

Em todas as propostas aprovadas na Plenária Final destacamos 4:

- Emenda Modificativa: Instituir um sistema nacional em rede em tempo real para controle dos programas municipais e estaduais, como o Instituto de Acompanhamento, pelos Conselhos e Aplicação de Verbas;

- Emenda Aditiva: A todos os parágrafos: 16 artigo do texto original, acrescentou: Que as referências ao Conselho como Consultivo que passem a ser Deliberativo;

- Emenda Aditiva 33 - Apoiar e estimular os municípios na municipalização do trânsito;

- Emenda Aditiva 29: O repasse e distribuição de recursos devem ser baseadas em critérios que priorizem municípios com menos de 20 mil habitantes para elaboração de planos setoriais; II O repasse de recursos do FNDU - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano seja feito diretamente aos municípios e entidades; IX - Continuação e manutenção de equipe técnica mínima onde constem os profissionais necessários (engenheiros, arquitetos, urbanistas, etc).

Quanto a eleição do Conselho Nacional das Cidades, o RN conseguiu emplacar 2 delegados, Wellington e Paulo Cesar, avançamos e muito, pois hoje só contamos com 1, mesmo assim era suplente.  Essa foi uma conquista única, estamos de parabéns e esperamos que esses companheiros honrem e defenda os Movimentos Populares, lutando por mais moradias, saneamento, acessibilidade, entre outras revindicações importantes para o povo brasileiro.

Queremos ressaltar e parabenizar toda a bancada do RN, se fizeram presentes  as plenárias, lutaram e conseguiram aprovar propostas em favor do Brasil.  Parabenizamos a Coordenação Estadual nas pessoas de Ivani Matias, Larissa e Cristina que deram todo o apoio aos delegados do RN, sempre junto dos delegados, orientando e se preocupando com o bem estar de todos.

Ficamos apenas decepcionados com a falta de atenção da coordenação nacional na questão de organização dos alojamentos e refeições, muitos dos delegados, inclusive alguns do RN, tiveram que ficar horas no aeroporto esperando pelo translado, na chegada ao hotel mais massada, alimentação péssima e o pior:  todos tiveram que deixar o hotel na quarta pela manhã, onde em sua maioria viajariam a noite ou de madrugada e o pior ontem não teve almoço o que revoltou toda os delegados, serviram um lanche!  Nesses dois itens a nota é ZERO!  Esperamos que "esses" erram não ocorra na próxima conferência ou melhor não aconteça em conferências nenhuma.

Um lado bom foram as amizades ali feitas com várias pessoas maravilhosas de outros estados, ficaram memórias, mas sempre interagindo com esses amigos pelo facebook, e-mail e telefone, deixando a chama acesa para outras lutas, a todos o nosso carinho e respeito, esperando que em tempo bem breve possamos nos reunir na convicção da luta organizada.

No mais todos delegados retornaram aos seus estados ciente do dever cumprindo!

Atenção:  Mais fotos no FACEBOOK - Eduardo Vasconcelos Vasconcelos - Nova Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário