quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COMISSÃO TEVE AUDIÊNCIAS EM NATAL NA UFRN E IFRN E TAMBÉM PARTICIPARAM DA III FLIQ EM NATAL

 Eduardo, Jackson e Washington e o professor, Enildo Santos - UFRN
 Foto oficial: Jackson, Eduardo, professor Enildo Santos, Washington e Eugênio
 Na saída da UFRN fotos para registro
Os membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, Eduardo Vasconcelos (Coordenador Geral), Jackson silva e Washington Baraúna (membros) estiveram hoje em Natal em audiências com o Reitor do IFRN, Belchior Rocha e o Assessor da Reitoria para o Projeto de Expansão, Enildo Santos, tratando do Ensino Superior na Região Agreste Potiguar especificamente em Nova Cruz.

A primeira parada foi na UFRN, professor Enildo Santos reuniu-se com os membros da comissão na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria. Eduardo Vasconcelos iniciou apresentando-se, juntamente com o Jackson e Washington, depois fez uma retrospectiva de como surgiu a comissão, o seu nascimento, suas necessidades e seus objetivos, inclusive sobre os dois debates realizados pela comissão, sendo que o último com a presença da Reitoria, onde no final do debate todas as autoridades presentes assinaram um documento se comprometendo-os a lutar em prol dos Campus da UERN e UFRN.

Eduardo também informou a assessor Enildo Santos de que a comissão também tem outros documentos assinados por vários parlamentares tanto a nível estadual como federal se comprometendo-os com a LUTA pelos CAMPUS da UERN e UFRN.

Professor Enildo Santos falou que a UFRN tem como objetivo expandir-se no estado e Nova Cruz consta nesta lista de intenções da universidade, como também Macau.  O projeto já se encontra em Brasília em análise, incluindo os cursos para Nova Cruz solicitados pela sociedade, através da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, que são Enfermagem, Letra Habilitação em Inglês e Ciências da Computação, além de Filosofia a Distância, mas pode haver mudanças, pois o MEC prefere que seja implantados cursos que absorvam os mesmos professores efetivos ou contratados para selecionar no mínimo dois cursos, tendo assim custos menores, mas isso pode ser discutido.  Quanto ao curso de Letras Habilitação em Inglês a UFRN tem "poucos" professores para a demanda, caso venha se concretizar, mas o caso também está sendo estudado.

Enildo Santos também lembrou de que existe um "acordo" entre a UERN/UFERSA e UFRN de que por exemplo a UERN abrangeria a Região do Oeste e Alto Oeste e a UFRN o Seridó, Médio Oeste e o Agreste. E as mesmas não implantariam cursos onde já existe através de outra universidade.  Mas o professor Enildo Santos garantiu aos membros da comissão de que se houver mudanças chamará a comissão para debater.  Enildo também falou que o retorno do campus para Nova Cruz, caso o MEC autorize haverá evidentemente concurso e contratos provisórios de professores e funcionários para suprir a demanda.

Finalizando o professor Enildo adiantou que na 3ª semana de novembro o mesmo estará em Nova Cruz visitando o campus acompanhado de técnicos para fazer levantamento estrutural do mesmo.

Professor Enildo aproveitou para dá uma dica de que para a UERN virar CAMPUS o essencial seria garantir isso em Lei na Constituição Estadual do RN.

 Audiência com o Reitor, BELCHIOR ROCHA-IFRN com membros da comissão: Eduardo, Jackson e Washington
 No final o Reitor BELCHIOR ROCHA concedeu entrevista ao radialista, Eduardo Vasconcelos
Em seguida a comissão se deslocou para o IFRN, onde foram recebidos pelo Reitor BELCHIOR ROCHA e depois de alguns minutos de debate o reitor concedeu entrevista ao Eduardo Vasconcelos que será levado próximo sábado no Programa NAÇÃO NOVA, mas a comissão adianta um trecho da entrevista onde o reitor Belchior antecipa de que em 2015 estará saindo o Edital do Curso Superior - "Tecnologia em Açucar e Alcool, antes não pelo fato do campus só ter aproximadamente 40 professores e para criar o Ensino Superior é necessário 60, mas em 2015 esse número será atingido, garantiu Belchior.  Além do mais o reitor deixou escapar de que existem uma possibilidade de também se ter a nível também de Ensino Superior o Curso de Licenciatura em Quimica.

Para Eduardo Vasconcelos é  importante esses dois cursos porque vem preencher a demanda da região, onde temos duas grandes usinas a de Arês e a de Baía Formosa, onde hoje uma grande parte dos que ali trabalham vem de fora, como por exemplo Recife, João Pessoa e Natal e com esses cursos isso pode ser revertido, pois teremos muito em breve profissionais da área habilitados a ingressarem nessas usinas ou mesmo em outras empresas que se instalarão nas proximidades da BR 101 brevemente, como também um pólo industrial que será também implantado próximo a cidade de Goianinha.

Eduardo agradeceu em nome de todos pela excelente entrevista concedida.

Quanto a UERN, Eduardo Vasconcelos sábado falará a respeito no Programa de sábado com mais detalhes sobre os últimos acontecimento em torno da decisão do CONSEPE de suspender editais nos 11 núcleos da UERN espalhados pelo Estado.

 Maquete do Castelão - Copa do Mundo 2014
 Professora Eleika Bezerra

 SME-Nova Cruz, professoras Socorro e Matilde
 Eduardo Vasconcelos, Socorro e Matilde
 Deputada FÁTIMA BEZERRA
 Chico Alves

 Amigos/as seridoenses presente ao debate
 Volnei Canônica, Coordenador do Programa "Prazer em Ler" - Instituto C & A, "roubou" a cena, pois foi muito claro quanto ao tema, falou o que os presentes queriam ouvir!
 Deputada Fátima Bezerra falou dos avanços obtidos na área da literatura no Congresso Nacional
No inicio da tarde a comissão participou da III FLIQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal na UFRN, inclusive da Mesa Temática: Diálogos entre representantes de frentes parlamentares do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas e representantes das cadeias criativa, produtiva, distributiva e mediadora, promovido pelo FLEB - Fórum do livor, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas do RN.

Os debatedores foram: Eleika Bezerra - Vereadora em Natal e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Literatura, Fernando Mineiro - Deputado Estadual do RN e Presidente da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura.  Chico Alves - Editor, autor e produtor cultural;  Aluisio Azevedo Junior - Autor e Livreiro; Volnei Canônica - Coordenador do Programa Prazer em Ler - Instituto C & A.

Mediação: Deputada Fátima Bezrerra - Deputada Federal e Presidente da Frente Parlamentar Mista do livro e da Leitura do Congresso Nacional e o professor, Júnior Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário