quinta-feira, 24 de maio de 2012

UERN: PROFESSORES IRÃO A PAU DOS FERROS/RN ENTREGAR DOCUMENTOÀ GOVERNADORA

Preocupados com os prejuízos que a extensão da greve pode provocar na UERN, os professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade irão a Pau dos Ferros, nesta sexta-feira, 25, entregar à Governadora Rosalba Ciarlini, documento solicitando urgência na solução do impasse na Instituição. Para o encerramento da greve, os segmentos exigem o cumprimento do acordo salarial firmado com as categorias docente e técnico-administrativa em 2011. 


O documento contendo a proposta já foi encaminhado ao Governo do Estado há 15 dias. No entanto, como a administração estadual não sinalizou uma resposta, os segmentos irão entregar pessoalmente à governadora Rosalba Ciarlini, esperando da mesma compreensão e o atendimento do pleito.

O documento será entregue em solenidade de assinatura da ordem de serviço para conclusão da Adutora do Alto Oeste, às 15h, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

Programação
 
Ainda hoje, 24, às 17h, os professores participam do ato “Sinal Fechado para a Educação”, articulado pelos estudantes da Universidade. A manifestação será realizada no semáforo da Cobal. Às 19h, haverá participação na Colação de Grau no Campus de Pau dos Ferros. 

Nesta sexta-feira, 25, às 9h, haverá reunião do Comando de Greve Unificado (ADUERN/SINTAUERN/DCE). Na sexta, à tarde, os professores vão a Pau dos Ferros. No sábado, 26, será realizada uma caminhada com panfletagem, saindo da Cobal e terminando na Feira do Vuco-Vuco.

Na segunda-feira, 28, às 15h, os professores participam da reunião do Fórum dos Servidores Públicos do Estado, na sede do Sinai/RN em Natal. Na terça-feira, 29, às 9h, será realizado um Ato Público dos servidores, na Governadoria em Natal.

 

Greve da Uern continua

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram mais uma assembleia ontem. A reunião decidiu pela continuidade da greve, que está na terceira semana. A decisão foi tomada, segundo a Associação dos Docentes da Uern (Aduern), porque o Governo do Estado não respondeu ao pleito da categoria.

Há duas semanas, os servidores encaminharam documento ao Governo do Estado, exigindo o pagamento do reajuste de 10,65% em maio, retroativo a abril, como estabelecido em acordo documentado entre o funcionalismo e administração estadual em setembro do ano passado, como condição para encerramento da greve de 2011 que durou 106 dias.

Na ocasião, a greve só terminou mediante o acordo de parcelar o reajuste de 22% em três anos: 10,65% em abril deste ano; 7,43% em 2013; e 7,43% em 2014. E foi exatamente o não-pagamento dos 10,65% no mês passado que motivou a nova greve, sete meses depois do término da anterior. Professores e técnicos-administrativos exigem o acordo.

O Governo do Estado, entretanto, alega não poder pagar por restrições com gasto com recursos humanos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), chamado de limite prudencial, embora reconheça a legitimidade do acordo assinado em setembro. O governo garante que pagará quando o Estado sair desse limite, mas os servidores não aceitam.
 
Gláucia Lima e ADUERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário