quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HOJE, DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS!

No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Apucarana a data tem atividades hoje (quarta-feira 30/11), a partir das 10 horas, no Platô da Praça Rui Barbosa. Esse ano o tema focado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) é a Campanha do Laço Vermelho 2011. O Laço Vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS, e também um símbolo de esperança e apoio, e é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.
 
A iniciativa foi idealizada pela Unaids. A campanha tem como objetivo principal contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher.
 
 
“Estaremos com a nossa equipe do NATTA, em parceria com o Sesc Apucarana, Instituto de Atenção a Mulher Apucaranense (IAMA), Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), realizando o teste rápido, distribuindo material informativo e preservativos, no período de 10 às 20 horas”, explica o coordenador do NATTA, enfermeiro Jonas Batista de Campos.
 
Segundo ele, o teste rápido detecta no organismo humano a presença ou não do vírus HIV. Para a realização do teste o NATTA conta com profissionais especializados que fazem à triagem (para a realização do laudo de garantia do resultado), pré-aconselhamento, o teste e o pós-aconselhamento. “O resultado é rápido. Em poucos minutos o paciente já recebe o laudo que possibilita saber se é ou não, portador do vírus HIV”, esclarece.
 
Quanto mais cedo à infecção for descoberta, melhor. “Orientamos aos pacientes para que façam o teste rápido sempre que se exporem ao HIV ou passarem por uma situação de risco. Esse é um exame seguro, rápido, é confidencial, gratuito e simples, sendo realizado com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo”. Saber do contagio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida da pessoa soropositivo. “O acompanhamento através dos serviços especializados tem garantido uma qualidade de vida melhor”, completa.
 
Casos
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007 foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde. “Em Apucarana no ano de 2010 foram notificados 21 novos casos de HIV. Este ano, até o mês de novembro já realizamos 1.343 testes rápido, desses 25 exames foram positivos para o HIV, sendo 18 do sexo masculino e 07 feminino, predominando a faixa etária de 20 a 49 anos”, declara Jonas.
 
 
Dia Mundial de Luta Contra a Aids
O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de luta Contra a Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.
 
NATTA
Apucarana, conta com um programa municipal para testagem, acompanhamento e tratamento das DST/HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS, através do NATTA. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, na Rua Munhoz da Rocha 1.645, próximo a Rádio Cultura. Mais informações 3901 1066.

"As entidades ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN, A AMES-NOVA CRUZ-RN E O MESC-SANTA CRUZ-RN, vem desenvolvendo uma campanha desde de 2003 com distribuição de preservativos e panfletos junto a juventude Norte Riograndense alertando-os para o perigo da AIDS e orientando-os para o uso do preservativo.  Já foram distribuídos mais de 500 mil panfletos e preservativos entre eles.  Agora mais do nunca a campanha será intensificada já que o número de contaminadados entre os jovens é bem maior que os números anteriores divulgados pela ONU". Concluiu  Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC-RN e CPC DA ANE-RN, assessor da AMES-NOVA CRUZ-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário