sábado, 3 de setembro de 2011

SAIU NO BLOG TERRAS BRASÍLIS....



Análise: Principais religiões do mundo incentivam o acúmulo de riquezas

Rachel McCleary - pesquisadora de religião
e economia da Universidade de Harvard.  

 Religiões baseadas na crença no inferno são mais 
eficientes para o comportamento econômico pois motivam
os fiéis através do medo

A religião é uma instituiçãofinanceira tanto quanto espiritual
Sem doações dos fiéis, as religiões como organizações sociais não 
sobreviveriam

Não é surpreendente que as maiores religiões do mundo - 
Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Budismo e Hinduísmo - 
promovam a acumulação de riquezasatravés de seus sistemas
de crenças, o que contribui para a prosperidade econômica.


Incentivos espirituais como a danação e a salvação
são motivadores eficientes. Por isso, religiões 
que dão ênfase à crença no inferno são 
 mais propensas a contribuírem para a prosperidade econômica 
 do que as que enfatizam a crença no paraíso.
As religiões que têm foco na crença no paraíso dão mais 
 importância a atividades redistributivas (caridade) 
para diminuir o tempo das pessoas no inferno e 
chegar mais perto do paraíso.

Já o incentivo que se baseia na crença no inferno 
parece mais eficiente para o comportamento econômico, 
porque motiva os fiéis a trabalhar mais duro para evitar a danação.

A estrutura organizacional, assim como o sistema de crenças 
de uma religião, afeta diretamente sua habilidade de arrecadar 
fundos dos fiéis.

A riqueza das religiões, de maneira muito semelhante à riqueza 
das nações, depende da estrutura de sua organização. Mas, 
diferentemente das corporações, as finanças das religiões não 
são transparentes para o público nem são monitoradas.

Algumas estruturas religiosas são hierárquicas como a da Igreja
Católica Romana, com a concentração de riqueza no clero 
e no Papado. Por contraste, as igrejas evangélicas e 
pentecostais favorecem um acúmulo de riqueza de pai para filho.

O famoso evangelista americano Billy Graham e seu filho
William Franklin Graham 3º, que assumiu a presidência da 
associação evangelista do pai, são um exemplo de como o 
poder espiritual e a riqueza de uma religião são mantidos 
pelos laços familiares.

Outras organizações tendem a ser descentralizadas e 
comunitárias por natureza, como o judaísmo, com as 
sinagogas locais mantendo a autonomia sobre as finanças.

Mas as religiões coletivas, como as monoteístas, requerem
a crença exclusiva em um só Deus e contam financeiramente 
com tributos e doações voluntárias de seus membros.

Como consequência, um templo, igreja ou mesquita exerce 
pressão coletiva e outros tipos de sanções grupais para 
garantir a ajuda financeira contínua dos fiéis à religião.


No entanto, uma dificuldade constante enfrentada pelas
religiões é que muitos membros decidem agir de acordo 
com sua própria vontade e não dar apoio financeiro.


Outro tipo de estrutura religiosa é a privada ou difusa. 
Hinduísmo e budismo são religiões privadas, em que os fiéis 
realizam atos religiosos sozinhos e pagam uma taxa para um monge
pelo serviço.


Nestes casos, as atividades religiosas são partes da vida diária e 
podem ser feitas a qualquer momento do dia. Elas não requerem 
nem um grupo de fiéis nem a presença dos monges.


Estas religiões privadas tendem a ser politeístas e sustentadas
financeiramente pelo pagamento de uma taxa de serviço.


Religiões com muitos recursos, como por exemplo o catolicismo
romano e o islamismo, historicamente foram - algumas vezes - 
monopólios financiados pelo Estado.


A regulação da religião pelo Estado pode reduzir a qualidade 
das vantagens espirituais na medida em que aumenta a capacidade 
da religião de acumular riqueza. Mas uma religião subsidiada pelo Estado
pode ter um efeito positivo na participação religiosa.


Por exemplo, os governos da Dinamarca, Suécia, Alemanha e Áustria 
subsidiam muitas religiões para a manutenção de suas propriedades, 
a educação do clero e os serviços sociais.


Mesmo que isso não necessariamente aumente o número de pessoas
que frequentam a igreja, o investimento financeiro do Estado 
nas instituições religiosas aumentou as oportunidades das pessoas de
participarem de atividades patrocinadas pela religião.
Fonte: blog TERRAS BRASILIS.

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