sábado, 20 de agosto de 2011

MINISTRO PEDRO NOVAIS COMPARECE AO SENADO NA TERÇA-FEIRA



[foto]
O ministro do Turismo, Pedro Novais, deverá ser ouvido no Senado na próxima terça-feira (23), às 15h. O encontro dele com os senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) será o primeiro após a Operação Voucher, da Polícia Federal, que prendeu 36 pessoas suspeitas de envolvimento em desvio de dinheiro de convênios do ministério. Entre os presos no dia 9 de agosto estava o então secretário-executivo do órgão, Frederico da Silva Costa.

Horas antes da audiência de Novais na CDR, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deverá votar um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pedindo a convocação do ministro do Turismo ao Senado. Ele quer explicações sobre o convênio com o Instituto Brasileiro de 

Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), em que foi estimado um desvio de R$ 3 milhões. O instituto amapaense teria recebido, ao todo, R$ 4,4 milhões para qualificar 1,9 mil profissionais de turismo, mas não realizou o contrato.

Randolfe também questiona detalhes sobre outros 18 convênios firmados de 2008 a 2010 e pretende ouvir esclarecimentos de Novais sobre três propostas aprovadas pelo ministério no âmbito do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
Câmara
Na última quarta-feira (17), o ministro Pedro Novais esteve na Câmara dos Deputados, onde foi questionado sobre denúncias de irregularidades no repasse de verbas a entidades sem fins lucrativos. Admitiu que pode ter havido fraude e defendeu a total apuração de responsabilidades..

Na mesma ocasião, Novais garantiu que o secretário-executivo Frederico Costa, afastado da pasta nesta semana, foi uma escolha dele próprio. "A escolha dele para o cargo foi feita por mim, até porque ele era a pessoa disponível que mais conhecia os trâmites da relação entre o Turismo e o Planejamento", disse na Câmara.




Milena Galdino / Agência Senado
(Fonte:  Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário