segunda-feira, 13 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS ACADÊMICOS, POR ANNE GALVÃO


O Centro Acadêmico (CA) é a nascente de toda a rede do Movimento Estudantil. Quanto mais CA’s atuantes espalhados pelo País, mais fortes e bem representados estarão os estudantes como um todo, através da UNE. 
Cabe a cada CA realizar discussões com seus estudantes em busca de soluções para problemas específicos do respectivo curso, como possíveis dificuldades na relação com professores, temas vinculados a conteúdos e currículos dos cursos, questões administrativas da faculdade e inúmeros pontos que podem e devem ser aperfeiçoados no meio acadêmico.
No caso de universidades particulares, o CA funciona também como um fiscalizador das atividades da instituição, incumbido de impedir o aumento das mensalidades e contra as ações que firam o direito dos estudantes inadimplentes. Nas universidades públicas, deve-se observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência na gestão da instituição para que a universidade não seja sucateada.
A diretoria do CA garante, ainda, a representação discente nos departamentos, colegiados, congregações e nas Comissões Próprias de Avaliação, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
É importante organizar atividades acadêmicas como palestras, seminários, confraternizações, calouradas, festivais de arte e cultura, atividades esportivas, etc, tudo o que torne do CA um espaço de vivência e de referência para os estudantes do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário