quarta-feira, 15 de junho de 2011

GOVERNADORES NEGOCIAM COM SARNEY MAIS RECURSOS PARA O NORTE E NORDESTE

Governadores e senadores do Norte e do Nordeste levaram nesta quarta-feira (15) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), uma série de reivindicações para aumentar o bolo das duas regiões na renda nacional. Apresentadas na forma de manifesto, as reivindicações vão de compensações para o fim dos benefícios fiscais conhecidos como 'guerra fiscal' a uma repartição considerada mais justa dos royalties do pré-sal.









Os portadores da Carta de Brasília, entregue pouco antes pelos governadores à presidente Dilma Rousseff, querem a adoção de medidas que garantam a permanência dos investimentos nos estados do Norte e do Nordeste agora que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais leis de seis estados e do Distrito Federal relativas a redução ou diminuição do ICMSpara a instalação de empresas.
A decisão do Supremo Tribunal Federal foi criticada durante a reunião, mas como é irreversível, os políticos estão se antecipando à possibilidade do fechamento de empresas ou à diminuição dos negócios, além de esperado freio à abertura de novas firmas.
Na opinião do senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), a decisão do Supremo acabará por beneficiar os estados do Sul e do Sudeste.
- É preciso dar ao Nordeste a condição de preservar os incentivos que foram dados às empresas que lá estão instaladas ou elas vão voltar para o Sul, vão voltar para São Paulo - disse o senador.
[Foto]
Os governadores também pedem a substituição do atual indexador das dívidas dos estados, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGPDI), pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo IPCA ) acrescido de 2% ao ano.
- A taxa [IGPDI] é draconiana, perversa e não pode se manter - disse o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) em relação ao pleito de mudança do indexador que corrige as dívidas dos estados.
Pacto Federativo
Antes da reunião, Sarney salientou que é preciso recolocar o Norte e o Nordeste na pauta nacional.
- Naturalmente que eles [os governadores] estão mobilizando suas bancadas. Que a gente possa colocar o Nordeste e o Norte na pauta nacional, porque quase desaparece a discussão sobre essas regiões, e cada vez mais elas precisam de apoio - defendeu.
Ao deixar o encontro, o senador José Pimentel (PT-CE) disse que Sarney pretende criar um grupo de trabalho nos moldes da Comissão de reforma Política para dar celeridade às demandas dos estados.
- Eu diria que é uma reestruturação do pacto federativo brasileiro - disse.
Além disso, informou Pimentel, o presidente do Senado e todos os líderes da Casa se comprometeram em votar, até 13 de julho, o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta de divisão dos royalties do pré-sal entre todos os estados e municípios brasileiros. Fonte: Agência do Senado.
Rodrigo Baptista / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário